A maior coleção de carros do mundo

700px-Panorama_of_Brunei_Regatta

Quem não gostaria de ostentar um feito como esse? Poucos podem sequer afirmar ser dono de algo parecido, mas as loterias online estão aí para os mais sonhadores. Quem pode, no entanto, mora bem longe do Brasil e já foi o homem mais rico do mundo por alguns anos consecutivos, antes de Bill Gates e Cia dominarem a área.

Trata-se do Sultão de Brunei, Muda Hassanal Bolkiah, nascido em 1946 e soberado absoluto de seu pequeno país desde 1968. Dono de mais de 10 bilhões de dólares atualmente – já foi mais de 40, mas sofreu reverses com a administração temerária de seu irmão, já afastado – e fã de automóveis, Bolkiah é apontado como o dono da mais extensa coleção do mundo.

Brunei

Segundo o Guiness, livro dos recordes, ele tem 500 carros apenas da marca Rolls-Royce. Desde 1990, sua família é a responsável pela compra de metade da produção da marca britânica. Além dos modelos clássicos, ele também investe nos esportivos.

Não faltam Porsches, Mercedes, Ferraris, Lamborghinis, Jaguars, Maybach 62, Dauers e Bentleys na coleção, dos mais variados modelos e anos de fabricação. Alguns estudiosos afirmam que ele sozinho possui entre 30 e 40 mil automóveis, utilizados por toda a sua família, alguns apenas como modelos de colecionador.

bandar-seri-begawan

Até mesmo exemplares de carros de Formula 1, o sultão possui. 5 MacLarens e o carro que foi campeão Mundial da categoria em 1980, da Williams, estão em sua garagem. Imaginem o tamanho que ela deve ter… Ele também possui seis modelos das Ferraris FX, duas versões totalmente operacionais da Mythos, dois sedans 456, além da única mão direita da Mercedes no mundo.

sultão

É muita coisa para uma pessoa apenas, mas Hassanal Bolkiah é conhecido por suas extravagâncias. Em 1996 ele contratou Michael Jackson para comemorar seus 50 anos de idade. O show foi gratuito, no Jerudong Park Garden, e teve a presença de 60 mil pessoas na plateia. Alguém que sabe como viver…

 

Sobre o autor: Renato Maia

 

Jornalista, Renato Maia é apaixonado por carros e tecnologia. Nascido no ABC paulista, ele respirou o ar das grandes montadoras que atuam na região, como Volkswagen, Chevrolet, Ford e Mercedes, que fazia o garoto de São Bernardo se encantar por automóveis. Logo a vontade de juntar o jornalismo e carros foram se aproximando, e em 2011 ele criou o Falando de Carro.

 

Últimas notícias sobre outros

 
 

Add a comment

required

required

optional


 
 
Image and video hosting by TinyPic
 
 

Vídeos

 
 
 
 

Últimas Avaliações