Emplacamentos de veículos registram queda de 8,9% em abril

image002

A Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores divulgou hoje (05), durante coletiva de imprensa, o desempenho do setor automotivo no mês de abril e do acumulado de 2014. 

Para o setor da distribuição de veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários, tratores e máquinas agrícolas e outros, como carretinhas para transporte) o mês de abril apresentou queda de 8,91% em relação a março. Foram emplacadas 343.049 unidades em abril, contra 376.585 no mês anterior. Na comparação entre os meses de abril 2015 e o mesmo mês de 2014 (434.692), o setor automotivo registrou retração de 21,08% este ano.  Já no acumulado do ano, houve queda de 16,63% para todos os setores somados. Nos primeiros quatro meses deste ano, foram emplacadas 1.389.558 unidades, contra 1.666.811 no mesmo período de 2014.

image004

De acordo com o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr., o fraco desempenho da economia tem refletido diretamente na comercialização de veículos no Brasil. “Com a inflação e a taxa Selic em alta (aumento de juros e spread, pelo risco), queda no PIB Nacional, aumento do desemprego, crédito mais restrito e, principalmente, a falta de confiança por parte do consumidor, afetam as vendas de veículos no País”, explica.

Para o segmento de caminhões, que registrou queda de 10,72%, entre março e abril, e 46,71% no comparativo entre abril deste ano com o mesmo mês do ano passado, o presidente da Fenabrave comenta que o volume de carga a ser transportado hoje é mínimo. “Com exceção do agronegócio, que está em alta, não há outro setor que sustente o segmento de caminhões. Sem PIB não há vendas neste segmento”, disse.

Sobre o autor: Renato Maia

 

Jornalista, Renato Maia é apaixonado por carros e tecnologia. Nascido no ABC paulista, ele respirou o ar das grandes montadoras que atuam na região, como Volkswagen, Chevrolet, Ford e Mercedes, que fazia o garoto de São Bernardo se encantar por automóveis. Logo a vontade de juntar o jornalismo e carros foram se aproximando, e em 2011 ele criou o Falando de Carro.

 

Últimas notícias sobre Mercado

 
 

Add a comment

required

required

optional


 
 
Image and video hosting by TinyPic
 
 

Vídeos

 
 
 
 

Últimas Avaliações