Extintores pode voltar a ser obrigatório

extintor_1957_0

Quando pensamos que a novela dos extintores tinha acabado, o tema volta a aparecer. Agora a exigência do produto que tinha caído em setembro pode voltar a ser obrigatório em veículos de passeio.

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados suspendeu a resolução 556/15 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tornava facultativo o uso deste item nos veículos de passeio.

De acordo com o deputado Hugo Leal (Pros-RJ), relator da comissão, o Contran agiu de forma unilateral, causando transtorno para aqueles que já tinham comprado o equipamento e as fabricantes e mondadoras.

Ao facultar o uso dos extintores em veículos de passeio, o Contran mostrou um estudo que constatou a baixa incidência de incêndios dentro do volume total de acidentes com veículo e também que o uso do extintor sem preparo iria representar mais risco ao motorista do que com o incêndio.

“Não nos parece razoável a súbita mudança no entendimento do Contran havido por décadas quanto à importância e à obrigatoriedade desse equipamento de segurança. Sequer foram apresentadas as justificativas para a medida imposta, causando perplexidade e desconfiança sobre o órgão consultivo”, afirmou Leal.

Fonte – Notícias Automotivas

Sobre o autor: Renato Maia

 

Jornalista, Renato Maia é apaixonado por carros e tecnologia. Nascido no ABC paulista, ele respirou o ar das grandes montadoras que atuam na região, como Volkswagen, Chevrolet, Ford e Mercedes, que fazia o garoto de São Bernardo se encantar por automóveis. Logo a vontade de juntar o jornalismo e carros foram se aproximando, e em 2011 ele criou o Falando de Carro.

 

Últimas notícias sobre outros

 
 

Add a comment

required

required

optional


 
 
Image and video hosting by TinyPic
 
 

Vídeos

 
 
 
 

Últimas Avaliações