Ford mostra os detalhes do seu campo de testes em Tatuí

Ford Experience_14

O Falando de Carro foi convidado para conhecer a pista de testes da Ford localizada em Tatuí, interior de São Paulo, para conhecer algumas das normas necessárias para homologar um carro no Brasil.

Por lá a Ford testa carros e caminhões que passam por baterias completas de testes que incluem desde avaliação dinâmica de aceleração e frenagem, consumo de combustível e emissões, até nível de ruído, conforto e durabilidade. Além de laboratórios de emissões, qualidade sonora e simulação de rodagem, sua estrutura conta com 50 km de pistas internas que reproduzem as mais diferentes condições de terreno existentes no continente.

Ford Experience_27

Conhecemos algumas das instalações entre elas o laboratório de ruídos, onde a Ford conta com vários equipamentos para rastrear os ruídos internos presente nos carros e tentar solucionar todos eles.

Também conhecemos o local onde eles sumulam todos os pisos do mundo para ajustar a suspensão. O carro fica posicionado em uma plataforma pneumática que sumula várias ruas.

Isso serve para ajustar o carro para andar em solo brasileiro, europeu, asiático entre outros mercados.

Logo após isso, fomos convidados a conhecer a pista de testes propriamente dita. De acordo com a Ford, são 10 km de pistas asfaltadas e 40 km de vias sem pavimentos.

Ford Experience_20

Neste local o modelo passa por simulação de estradas, avenidas e também trechos com buracos, paralelepípedos, água entre outros. Eles também testam a estabilidade do carro em curvar mais fechadas com velocidades elevadas. Tudo para garantir o máximo de segurança para o cliente que comprar o carro.

Logo após isso, fomos conhecer o centro de emissões de gases da Ford. Por lá o carro passa por testes rigorosos e longos para analisar se há diferença nas emissões desde o carro novo até quando completar 80 mil km rodados.

Ford Experience_28

A Ford faz os mesmos testes com todos os carros a venda no Brasil com outros modelos da marca que serão vendidos em outros mercados.

No caso, o centro de Tatuí foi fundamental para a criação do Ecosport. Como sabemos, a atual geração do modelo foi projetada e desenvolvida totalmente no Brasil.

Ford Experience_1

Para atender a evolução tecnológica e o ritmo cada vez mais rápido de lançamento de novos veículos no mercado, Campo de Provas de Tatuí recebeu constantes investimentos. Em seus 37 anos de existência, já realizou cerca de 250 milhões de quilômetros de testes.

Ford Experience_16

“Na área de desenvolvimento do produto você está sempre trabalhando com tecnologias que estão um passo à frente do mercado”, completa Fábio Lang. “As tecnologias de simulação por computador estão entre os grandes avanços que trouxeram mais agilidade e eficiência nesse processo. Mas os testes de pista e a sensibilidade dos pilotos ainda são essenciais para o ajuste fino e validação dos veículos.”

Viagem a convite da Ford

Sobre o autor: Renato Maia

 

Jornalista, Renato Maia é apaixonado por carros e tecnologia. Nascido no ABC paulista, ele respirou o ar das grandes montadoras que atuam na região, como Volkswagen, Chevrolet, Ford e Mercedes, que fazia o garoto de São Bernardo se encantar por automóveis. Logo a vontade de juntar o jornalismo e carros foram se aproximando, e em 2011 ele criou o Falando de Carro.

 

Últimas notícias sobre Ford

 

1 Comment

 

Add a comment

required

required

optional


 
 
Image and video hosting by TinyPic
 
 

Vídeos

 
 
 
 

Últimas Avaliações