Hamilton Tri Campeão Mundial de F1

Após uma corrida incrível nos EUA, repleta de emoção, desde os ventos de 325km/h que ameaçavam chegar neste final de semana, em virtude do furacão Patrícia que assolava a costa do México, até as várias escapadas de pista dos pilotos na curva 1.

150412103815-hamilton-shanghai-champagne-exlarge-169

Vamos lá então: diferente do ano passado, Hamilton não teve adversários em 2015. Vettel chegou a vencer 3 vezes mas é de conhecimento público que a sua Ferrari não é, nem de longe, rival para a Mercedes. Rosberg perde para a Ferrari na tabela, mais por conta dos problemas enfrentados ao longo do ano, e a apatia do piloto que dificilmente esboçou agressividade ao longo do ano.

Já Hamilton deu vários “chega pra lá” em vários carros ao longo do ano, inclusive o companheiro de equipe. E com uma pilotagem soberba garatiu o título, mesmo ainda restando 3 etapas! Agora consagrado, na mesma galeria de grandes nomes, entre eles Senna, Lauda (seu chefe) e Piquet.

A melhor corrida do ano, e olha que várias corridas foram sensacionais, apesar do domínio prateado. Ricciardo chegou a liderar o GP mas não conseguiu sustentar depois que a pista secou, isso prova apenas uma coisa: o melhor chassi ainda é o da Red Bull. Falta motor. Numa categoria onde o melhor motor tem garantido o título mundial, fica difícil dizer que foi um grande ano, apesar das coisas boas. Pobre Renault, pobre Honda… não conseguiram nada este ano. Sortuda a Ferrari, que soube aproveitar. Pobre Williams, mesmo com o melhor motor desde 2014, também não soube aproveitar muito, tem um carro rápido, mas a F1 não corre em ovais.

Hamilton iguala Ayrton em quantidade de títulos no mesmo ano que igualou o número de vitórias. Certo que as temporadas atuais são mais longas e comparações estatísticas não significam muito, mas título ainda é só um por ano. Temos agora um Senna vs Prost, representados por Hamilton e Vettel. Quem vai levar a melhor no próximo ano, é difícil dizer, mesmo com toda superioridade, mas uma coisa é certa na F1: até hoje, Hamilton, desde que entrou na F1 nunca passou um ano sem subir ao lugar mais alto do pódio! Vettel já, mas diferente do inglês, o alemão tem pilotagem menos agressiva, logo, é quase infalível. Esperamos para 2016 um tetra ou penta… mas se alguém quiser entrar na disputa será bem-vindo!

Sobre o autor: Cristiano Vieira

 

Designer de Produtos formado pelas Belas Artes-SP, Cristiano Vieira estudou mecânica de automóveis no SENAI e trabalhou como mecânico certificado pela ASE como especialista em freios e suspensão. Participou do projeto gráfico do carro e macacões de pilotos da equipe de F1 Virgin Racing em 2010. Leitor do Falando de Carro desde 2012 e colunista desde 2013.

 

Últimas notícias sobre Formula 1

 
 

Add a comment

required

required

optional


 
 
Image and video hosting by TinyPic
 
 

Vídeos

 
 
 
 

Últimas Avaliações