Nova geração do Elantra chega ao Brasil

Totalmente renovado, a nova geração do Hyundai New Elantra 2017 chega ao Brasil ainda mais moderno e sofisticado, com design ousado e carregado com novidades tecnológicas. Disponível em três versões de acabamento, todas com completo pacote de equipamento, elevado padrão de segurança e um avançado conjunto mecânico que garante alto nível de eficiência energética, este novo lançamento oferece aos clientes o melhor custo-benefício do seu segmento.

Produzido na planta da HMC, em Ulsan, Coreia do Sul, o Hyundai New Elantra chega ao Brasil para competir em um dos segmentos mais disputados atualmente, o mercado de sedans médios, oferecendo o que há de mais moderno em termos de tecnologia e conforto para atender plenamente às mais diversas necessidades dos consumidores brasileiros. 

Seu design foi redefinido seguindo as normas da Escultura Fluida 2.0, dando maior ousadia e sofisticação ao sedan que traz linhas suavemente arredondadas, mesclando um estilo avançado com aerodinâmica funcional.

As mudanças no visual do Hyundai New Elantra tiveram início pela grade do radiador, agora em formato hexagonal, que realça a identidade visual da marca Hyundai. O aspecto esportivo é reforçado pelo novo conjunto óptico, que além de deixar o sedan ainda mais esportivo e jovial, permitiu um aspecto mais clean à região do capô, sugerindo maior robustez, e pelas entradas de ar em formato cortina para refrigeração das rodas dianteiras, que ajudam a controlar o fluxo de ar e minimizam a resistência ao vento. 

As laterais do Hyundai New Elantra são realçadas por elegantes vincos que criam uma sensação de movimento e transmitem requinte, alavancados pelo novo desenho das rodas de liga leve de 16” e pelos refinados espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção em LED integradas.

Mantendo a harmonia em todos os ângulos, o New Elantra ganhou novas lanternas traseiras em LED e um marcante difusor (extrator de ar) localizado na parte inferior do para-choque. Estes novos traços e características do Hyundai New Elantra deram ao já requintado modelo uma aparência mais futurista e esportiva. 

O renovado sedan chega ao Brasil trazendo, também, mudanças em suas dimensões, que proporcionaram um ganho de eficiência aerodinâmica e privilegiaram ainda mais o conforto dos ocupantes. O comprimento total, por exemplo, ganhou 40 mm em relação versão anterior, passando a ter 4.570 mm.

Interior

Internamente, o Hyundai Elantra segue apresentando um desenho moderno e otimizado para que a condução seja fácil e prazerosa, além de permitir ao condutor um controle ergonômico e intuitivo de seus equipamentos.

Com acabamento impecável, o Hyundai New Elantra utiliza materiais de alta qualidade e suaves ao toque, possui itens de conforto em abundância e design extremamente requintado e moderno, transmitindo aos ocupantes uma impressão proporcionada anteriormente apenas por veículos de segmentos superiores e criando um ambiente interior convidativo e confortável. Outro destaque é o controle acústico, que minimizou a entrada no habitáculo de ruídos oriundos da rolagem e do funcionamento do motor.

Configurações

Contemporâneo e esportivo, o New Elantra será comercializado em três distintas e bem equipadas versões: Base, Special Edition e Top.

Desde sua versão de entrada o Hyundai New Elantra dispõe de itens como espelho elétrico e aquecido, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, piloto automático, airbags frontais para motorista e passageiro e dispositivo de fixação de cadeirinhas infantis (ISOFIX), além de sistema de áudio com comandos no volante.

Já a Special Edition traz adicionalmente o sistema de ar-condicionado automático dual-zone. A versão chega também com botão de partida sem chave, abertura do porta-malas por aproximação, bancos revestidos em couro, Central de Entretenimento com tela de 7” touchscreen com GPS e câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, Bluetooth, airbags laterais e de cortina, banco do motorista com ajustes elétricos e com apoio lombar, sensor de chuva, volante e manopla revestidos de couro e conjunto óptico com fita de luz diurna em LED.

A versão Top traz todos os itens oferecidos na Special Edition e conta ainda com: Blind Spot Detection – BSD – (Detector de Ponto Cego), sistema ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade), farol com lâmpadas de xenônio HID (High Intensity Discharge) com Assistência Inteligente de Farol Alto HBA (High Bean Assist), teto solar elétrico, painel de instrumentos Supervision de 4.2”, bolsa de proteção para os joelhos do motorista completando 7 airbags, espelhos rebatíveis eletricamente e modo de seleção de condução DMS (Drive Mode Select).

Motor Flex

Desenvolvida especificamente para o Brasil, o motor Flex do Hyundai Elantra demonstra o comprometimento da marca com o mercado nacional. Totalmente adaptado às condições brasileiras, o Hyundai New Elantra está equipado com o moderno motor NU 2.0 DOHC Flex, que desenvolve 167 cv quando abastecido com etanol e 157 cv utilizando gasolina, sempre a 6.200 rpm. O torque máximo é, respectivamente, 20,6 kgfm e 19,2 kgfm, a 4.700 rpm.

Os propulsores Nu da Hyundai têm bloco e cabeçote em alumínio e camisas dos cilindros em ferro fundido. Eles possuem duplo comando de válvulas continuamente variável (D-CVVT) e são montados sobre tuchos hidráulicos para maior desempenho, eficiência e suavidade no funcionamento. A opção pelo uso do sistema CVVT nos dois eixos de comando de válvula traz várias vantagens em comparação com a aplicação apenas nas válvulas de admissão: um ganho de 2% no desempenho (maior eficiência volumétrica), com a vantagem do consumo 2% menor (redução de perdas por compressão) e 30% menos emissões de hidrocarbonetos (diminuição dos níveis de poluição).

O desempenho, eficiência e flexibilidade do motor do New Elantra são potencializados pela segunda geração da transmissão automática Shiftronic de 6 marchas da Hyundai com um novo conversor de torque que proporciona melhor lógica de controle para uma aceleração dinâmica e desempenho na desaceleração, além de um novo padrão de trocas de marchas com modo esportivo. 

Essa segunda geração de transmissão automática foi projetada para ampliar a economia de combustível, assim como toda a eficiência energética, gerada pela motorização NU 2.0 DOHC Flex. Com esta configuração, o modelo oferece grande eficácia no desempenho, economia de combustível e alta eficiência energética. 

Nova estrutura Supersteel

O Hyundai Elantra não é apenas mais leve do que o modelo antecessor, mas seu chassi rígido está agora reforçado com 53% de aço de ultra resistência (a versão anterior utilizava 21%), proporcionando maior rigidez com peso inferior. Esta medida resultou em um aumento na rigidez torcional de 29,5 % e uma força de flexão 25,3% maior, o que traz melhorias na dirigibilidade, durabilidade e performance de condução. Além disso, o New Elantra aumentou a aplicação de adesivos estruturais em pontos de tensão mais elevada no chassi para reforçar áreas de soldagem.

Usados frequentemente em aplicações aeroespaciais, esses adesivos estruturais também contribuem para a melhoria na redução de ruídos, vibração e aspereza do veículo devido à maior rigidez do chassi. Os engenheiros da Hyundai focaram nessas melhorias para desenvolver uma estrutura de carroçaria mais rígida, em um esforço para atingir as melhores classificações de segurança.

Tecnologias

A nova geração do Hyundai New Elantra traz um completo pacote de itens tecnológicos, que contribuirão para redefinir a ligação entre passageiros e veículos, já que é cada vez mais comum os automóveis serem uma extensão da residência e/ou local de trabalho dos seus ocupantes.

Por isso, além de contar com configurações trazendo o exclusivo, sofisticado e esportivo painel de instrumentos Supervision em LED TFT com tela de 4.2”, que se ilumina automaticamente permitindo a leitura clara e direta de todas as informações, mesmo durante o dia, o Hyundai New Elantra conta também com central de entretenimento com tela touchscreen integrada de 7”.

Além das novidades, o Hyundai New Elantra continua equipado com seis airbags (sete na configuração Top), controle de estabilidade e tração, freios a disco nas quatro rodas e ABS com assistência de frenagem, oferecendo segurança total a todos os ocupantes. Com relação ao conforto o sedan ainda tem bancos em couro, ar-condicionado digital Dual Zone com ionizador e conexão Bluetooth e piloto automático, além de permitir o controle de várias funções através dos comandos instalados no volante.

O Hyundai New Elantra é um sucesso de vendas internacional desde sua primeira geração e, também no Brasil, tem sido premiado por seu baixo custo de manutenção e reduzido índice de desvalorização, além de admirado por sua direção precisa, suspensão bem calibrada, elevado desempenho e design moderno. 

Sobre o autor: Renato Maia

 

Jornalista, Renato Maia é apaixonado por carros e tecnologia. Nascido no ABC paulista, ele respirou o ar das grandes montadoras que atuam na região, como Volkswagen, Chevrolet, Ford e Mercedes, que fazia o garoto de São Bernardo se encantar por automóveis. Logo a vontade de juntar o jornalismo e carros foram se aproximando, e em 2011 ele criou o Falando de Carro.

 

Últimas notícias sobre Hyundai

 
 

Add a comment

required

required

optional


 
 
Image and video hosting by TinyPic
 
 

Vídeos

 
 
 
 

Últimas Avaliações