Peugot 2008 THP anda bem e vale o custo benefício

Peugeot 2008 Griffe THP - Falando de Carro-6

Apresentado para os brasileiros durante o Salão de São Paulo, em 2014, o Peugeot 2008 chegou ao país para competir com a nova safra de SUVs compactos a venda por aqui. Andamos com a versão topo de Linha (Griffe), que usa motor 1.6 THP flex, sendo o único dessa briga a oferecer um propulsor deste gênero.

Analisando o design primeiramente, vemos que o 2008 não é alto como seus concorrentes, o modelo francês é mais destinado a cidade. Medindo 4,15 metros de comprimento, ele não é dos mais crompridos, o que prejudicou seu porta-malas de apenas 285 litros.

Para compensar a falta de espaço, a Peugeot instalou em algumas versões o teto solar panorâmico, que aumenta a sensação de espaço e deixa o modelo bem mais refinado. As linhas externas mostram características de carro urbano, mas o rack de teto e traseira espichada denunciam o uso para a família.

Peugeot 2008 Griffe THP - Falando de Carro-35

Por dentro temos um 208, O console é praticamente idêntico ao do hatch, sendo de série a central multimídia com GPS integrado e volante com comandos de som. A grande diferença no interior está atras do câmbio, que possui um freio de mão bem diferente e o seletor de modos de condução, que vou explicar depois.

No caso, a versão avaliada contava com todos os itens possíveis para o 2008. Nele encontramos sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, ar condicionado digital dual zone, bancos revestidos parcialmente em couro, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis além de seis airbags e controle de tração e estabilidade. Este no caso está disponível apenas na versão com motor THP.

Peugeot 2008 Griffe THP - Falando de Carro-13

Por falar nele, o propulsor 1.6 turbo de alma BMW rende até 173 cavalos de potência e 24,5 kgfm de torque máximo quando abastecido com etanol. Segundo a marca francesa, ele chega aos 100 km/h em 8 segundos.

Quando o grupo PSA lançou o motor no C4 Lounge, ficamos curioso que saber como andava, já que este foi o primeiro turbo flex que teve aumento de potência quando abastecido com etanol.

A diferença de potência é perceptível após os 5 mil rpm, já que o torque é o mesmo para os dois combustíveis. Notamos mais força em altas rotação o que ajuda quando a turbina já não se faz mais eficiente.

Peugeot 2008 Griffe THP - Falando de Carro-37Peugeot 2008 Griffe THP - Falando de Carro-40Peugeot 2008 Griffe THP - Falando de Carro-39Peugeot 2008 Griffe THP - Falando de Carro-38

O torque está presente a 1.750 rpm, o que faz do 2008 um carro econômico e ágil na cidade. Devido a transmissão manual e a embreagem alta, cantar pneu com ele eh algo que temos que lidar diariamente, isso por conta do torque querer fazer o carro andar mais do que você gostaria.

O 2008 é bem forte até os 5.500 rpm e a transmissão de seis velocidades não lembra em nada os demais modelos da Peugeot. As trocas são fáceis e os engates são precisos, o que deixa a condução bem prazeirosa.

Andando sem pressa fizemos um consumo de 8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada. Números bem semelhantes do 308 THP, mas neste caso, andamos com etanol. Outro fator que ajuda é seu peso, apesar de ser um SUV, o 2008 pesa apenas 1.086 kg.

Peugeot 2008 Griffe THP - Falando de Carro-8 Peugeot 2008 Griffe THP - Falando de Carro-27

Forçando um pouco mais o carro, notamos que ele é bem firme em curvas e agarra bem no chão, o que nos surpreendeu por se tratar de um SUV. O controle de tração as vezes funciona sem você perceber, colocando o carro da linha da curva e evitando um acidente.

A direção do 2008 é elétrica e bem direta, a partir dos 70 km/h ela já fica mais pesada, transmitindo bastante sensação de segurança. Já em baixa velocidade ela é extremamente leve, o que ajuda e muito nas manobras.

Peugeot 2008 Griffe THP - Falando de Carro-42

Devido ao motor forte, a suspensão teve que ficar mais firme, o que prejudicou apenas quando passamos em alguns buracos. Isso porque ela bate muito, principalmente a parte traseira. Os barulhos chegam a incomodar bastante, mas infelizmente é uma característica do carro.

Peugeot 2008 Griffe THP - Falando de Carro-9Peugeot 2008 Griffe THP - Falando de Carro-10Peugeot 2008 Griffe THP - Falando de Carro-11Peugeot 2008 Griffe THP - Falando de Carro-28

De modo geral, o Peugeot 2008 com motor THP tem um bom custo benefício se pensarmos em motor, itens de série e preço. A versão está a venda no mercado por R$ 79.590. Nesta faixa de preço, o modelo francês é o mais equipado e mais rápido do segmento, mas atualmente a marca sofre com a falta de sorte em vendas.

Sobre o autor: Renato Maia

 

Jornalista, Renato Maia é apaixonado por carros e tecnologia. Nascido no ABC paulista, ele respirou o ar das grandes montadoras que atuam na região, como Volkswagen, Chevrolet, Ford e Mercedes, que fazia o garoto de São Bernardo se encantar por automóveis. Logo a vontade de juntar o jornalismo e carros foram se aproximando, e em 2011 ele criou o Falando de Carro.

 

Últimas notícias sobre Avaliação

 

2 Comments

  • Para aquele que vai comprar ,vender um carro veja esse site http://www.carros-baratos.net ,La aprendi a não ser enganado pelos consórcios, concessionárias,a pegar os melhores financiamentos e comprei meu carro novo em ate 40% de desconto,ate tirar multa consegui do antigo carro.

  • Silvio

    Boa matéria. Só uma observação: Não é “cumprido” e sim “comprido” quando se trata de comprimento. Cumprimento é outra coisa.

 

Add a comment

required

required

optional


 
 
Image and video hosting by TinyPic
 
 

Vídeos

 
 
 
 

Últimas Avaliações