Range Rover Sport Disel entrega luxo e potência fora do asfalto

Range Rover Sport Diesel - Falando de Carro-8

O Range Rover Evoque atualmente é o SUV mais vendido da Land Rover no Brasil. Luxuoso sofisticado e bonito o modelo da marca inglesa atrai olhares, mas para quem precisa de espaço é pouco.

Pensando nisso, a marca oferece no Brasil o Range Rover Sport, o carro da realeza inglesa que une tudo que busca no Evoque e mais um pouco.

O Range Rover Sport é uma obra de engenharia em todos os sentidos. Ele não é apenas o que vemos, já que o SUV inglês passou por uma dieta de mais de 200kg graças a sua construção em alumínio.

Range Rover Sport Diesel - Falando de Carro-2

A versão avaliada era a topo de linha com motor 3.0 V6 Diesel de 292 cavalos de potência, que anda bem e é tão econômico como um carro de baixa cilindrada.

Com 61,2 kgfm de torque máximo, o Range Rover Sport pode chegar aos 100 km/h em 7,1 segundos, um fato que me surpreendeu por se tratar de um veículo que pesa exatos 2.115 kg. No caso, todo RR Sport está equipado com transmissão automática de oito velocidades.

Range Rover Sport Diesel - Falando de Carro-18

Contanto rapidamente sobre sua economia de combustível, o SUV pode rodar até 10 km/l na cidade e fazer um ciclo urbano de 17 km/l. Números extremamente impressionantes.

Na cidade o Range Rover Sport desfila como um membro da realeza inglesa. Equipado com suspensão pneumática, e um bom ajuste, o modelo passa pelas ruas brasileiras sem nenhum problema. O conforto do SUV impressiona, assim como seu isolamento acústico, já que possuem vidros de lamina dupla passando pouco ruído para a cabine.

Já na estrada o RR Sport vai muito bem, o motor reage bem em retomadas, a suspensão pneumática também contribui com a estabilidade do SUV em curvas e o entretenimento abordo faz longas viagens passarem bem rápido.

Range Rover Sport Diesel - Falando de Carro-27

A cabine do modelo possui luxo, tecnologia e conforto. Começamos com os bancos, portas e console são revestidos em couro de primeira qualidade. O espaço interno é muito bom e há tanto espaço entre um banco e outro que há apoio de braço em cada banco dianteiro além do apoio de braço central. Uma curiosidade do apoio de braço central é que o mesmo não possui um baú, mas sim uma geladeira que cabe 4 latinhas ou duas garrafas de 500 ml. Fizemos o teste e realmente ela gela o que está dentro.

Range Rover Sport Diesel - Falando de Carro-38 Range Rover Sport Diesel - Falando de Carro-45

Contando sobre o entretenimento abordo, o RR Sport sempre está equipado com sistema de som Meridian com 20 alto-falantes e subwoofer. O som de excelente qualidade impressiona e transforma seu carro em uma sala de cinema.

Range Rover Sport Diesel - Falando de Carro-29

Além disso, o SUV ainda tem disponível uma central multimídia com entrada USB, conexão Bluetooth e GPS integrado. Esta tela por sua vez está equipado com sistema dual view, que é capaz de mostrar duas imagens ao mesmo tempo sem que ela seja dividida.

Como se trata de um veículo para a família toda. O Range Rover Sport ainda tem duas telas atrás que trabalham de forma independente. Todas as telas podem ser usadas para uma função, por exemplo.

Range Rover Sport Diesel - Falando de Carro-24

O passageiro da frente pode assistir a TV, e os passageiros de trás podem ver dois filmes diferentes. Já o motorista pode ouvir suas músicas e ver o GPS ao mesmo tempo. Para isso, os passageiros possuem fones sem fio para ouvir o que estão vendo sem atrapalhar o motorista.

O único “problema” da cabine é o painel de instrumentos. Apesar de ser de LCD, o sistema poderia ser melhor aproveitado, podendo transmitir mapas, ou demais funções.

Deixando o requinte e o luxo de lado, como se trata de um Land Rover, ele não poderia deixar sua principal tradição.

Range Rover Sport Diesel - Falando de Carro-17

Colocando o SUV na terra, até parece que colocamos o carro em seu habitat natural. Equipado com sistema Terrain Responde, o Range Rover Sport pode passar por lama, areia, montanhas e neve sem qualquer problema.

O motor diesel faz o RR Sport andar na terra com extrema facilidade. No caso, usamos o modo terra e rochas para saber se ele tem força o suficiente para subir alguns lugares e andar na lama sem patinar.

Range Rover Sport Diesel - Falando de Carro-33Range Rover Sport Diesel - Falando de Carro-34Range Rover Sport Diesel - Falando de Carro-35Range Rover Sport Diesel - Falando de Carro-26

Sem puxar sardinha para o SUV, ele passou pelos terrenos que andamos sem nenhum tipo de problema. Os sistema de tração e diferencial trabalham para que o veículo não patine na lama ou suba qualquer lugar sem derrapar e voltar para trás.

No caso do modo montanha, o SUV ainda sobe alguns centímetros para que seja otimizado os ângulos de ataque e saída. Neste modo, a tração 4×4 reduzida é ativada e o painel de instrumentos altera mostrando o trabalho da suspensão.

Range Rover Sport Diesel - Falando de Carro-43 Range Rover Sport Diesel - Falando de Carro-46

Para ajudar na segurança, o Range Rover Sport ainda possui 10 airbags, controle de tração e estabilidade, faróis de xenôn, sensor de estacionamento com park assist, câmeras espalhadas pelo carro entre outros itens.

De modo geral o RR Sport é um veículo luxuoso e sofisticado, custando cerca de R$ 413 mil, o seu valor não é realidade para muitas pessoas no Brasil, mas quem pode comprar um carro como este, não irá se arrepender.

Sobre o autor: Renato Maia

 

Jornalista, Renato Maia é apaixonado por carros e tecnologia. Nascido no ABC paulista, ele respirou o ar das grandes montadoras que atuam na região, como Volkswagen, Chevrolet, Ford e Mercedes, que fazia o garoto de São Bernardo se encantar por automóveis. Logo a vontade de juntar o jornalismo e carros foram se aproximando, e em 2011 ele criou o Falando de Carro.

 

Últimas notícias sobre Avaliação

 
 

Add a comment

required

required

optional


 
 
Image and video hosting by TinyPic
 
 

Vídeos

 
 
 
 

Últimas Avaliações