Teste – Mercedes A45 AMG impressiona pela sua potência

Mercedes A45 AMG - Falando de Carro-2

O Mercedes A45 AMG chegou ao mercado provando que um 2.0 pode andar tão bem quanto um esportivo de seis cilindros. Com 360 cavalos, este hatch dá trabalho para muita gente.

O A45 nada mais é que um Classe A, mas ele foi ajustado pela AMG, portanto, motor, suspensão e ajustes aerodinâmicos foram feitos pela divisão esportiva da Mercedes.

Mercedes A45 AMG - Falando de Carro-20

O motor 2.0 de quatro cilindros rende 360 cavalos de potência e 45,9 kgfm de torque máximo. Equipado com transmissão automatizada de sete velocidades com embreagem dupla o esportivo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos. Para ajudar a domar essa fera, a AMG limitou sua velocidade em 250 km/h.

Sabendo destes números, vocês podem imaginar o que rápido ele é. Sim, de fato o A45 AMG é muito esperto. Assim que a pressão da turbina atinge seu melhor estágio (perto dos 2 mil rpms). A partir daí, o modelo é extremamente ágil e o ganho de velocidade pode assustar os menos experientes.

Mercedes A45 AMG - Falando de Carro-17

Toda essa esportividade não teria graça se fosse o ronco do escapamento do A45. São duas saídas de escape que emite um ronco alto, digno de um carro de corrida. A cada troca de marcha, o som até lembra um tiro e se isso for feito entre 5.000 e 6.000 rpm, o som da troca pode ecoar pela rua.

Para ajudar a manter o A45 no chão, a Mercedes AMG instalou um sistema de tração integral 4MATIC, mas que prioriza a traseira, deixa a condução bem interessante.

Mercedes A45 AMG - Falando de Carro-14

Ao contrário do A250, o A45 AMG é mais estável, ele sai menos de frente (mas sai) e a suspensão tem praticamente o mesmo nível de firmeza do seu irmão menor. Pensamos que ele seria mais duro, isso porque são 160 cavalos a mais em comparação ao A250, mas na realidade ele é firme igual.

As rodas de 19 polegadas e perfil baixo acabam contribuindo para para esse desconforto, mas ele ao mesmo tempo ajuda na performance do esportivo.

Isso não quer dizer que ele é confortável, o maior problema da suspensão é o fato dela jogar muito o motorista e os passageiros para os lados. Passar em valetas pode ser mais desconfortável que passar em buracos. No caso dos buracos, os amortecedores fazem barulhos que podem incomodar os mais exigentes.

Mercedes A45 AMG - Falando de Carro-35

A posição de dirigir do A45 AMG é digna de um esportivo, você senta baixo, para melhorar o centro de gravidade, mas o cockpit pode incomodar os mais altos, isso porque a perna direita bate no console.

Toda essa performance tem um ponto negativo, o consumo. Na cidade o AMG roda cerca de 7 km/l e na estrada ele faz no máximo 11 km/l. Agora se você pisar fundo, o consumo rodoviário não passa de 9 km/l.

O Mercedes A45 AMG não passa desapercebido pelas ruas. Suas rodas chama muita atenção e mesmo para aqueles que não repararam nisso, o ronco denuncia que este Classe A em questão não é uma versão normal.

Por fora, ele denuncia pelas rodas, grade frontal e logo AMG no porta-malas e Turbo AMG nos para-lamas.

Na parte interna, o A45 AMG tem banco, portas e console revestidos em couro com costura vermelha, volante de base achatada revestido com alcantara além de iluminação nos bancos, portas, soleiras e nos pés.

Mercedes A45 AMG - Falando de Carro-37

No quesito entretenimento, há uma tela de 5,8 polegadas com entrada USB, cartão SD, conexão Bluetooth, acesso a interner e GPS integrado. A tela é comandada por um botão giratório próximo ao câmbio, que no caso dos modelos AMG fica entre os bancos e não na caixa de direção.

Mercedes A45 AMG - Falando de Carro-39Mercedes A45 AMG - Falando de Carro-40Mercedes A45 AMG - Falando de Carro-30Mercedes A45 AMG - Falando de Carro-33

Como se trata de um Mercedes, o acabamento interno tem bons arremates, há materiais softtouch em praticamente todo o interior e o espaço para quatro passageiros é bom, mas os mais altos sofrem no banco traseiro. O porta-malas tem um tamanho bom para um hatch, são 341 litros que levam duas malas médias sem problemas.

Mercedes A45 AMG - Falando de Carro-34 Mercedes A45 AMG - Falando de Carro-41

De modo geral, o A45 AMG é um esportivo para aqueles que buscam potência e diversão. Custando cerca R$ 224 mil, o modelo chama atenção pelo seu preço competitivo no segmento e pela sua potência semelhante a outros esportivos bem mais caros.

Sobre o autor: Renato Maia

 

Jornalista, Renato Maia é apaixonado por carros e tecnologia. Nascido no ABC paulista, ele respirou o ar das grandes montadoras que atuam na região, como Volkswagen, Chevrolet, Ford e Mercedes, que fazia o garoto de São Bernardo se encantar por automóveis. Logo a vontade de juntar o jornalismo e carros foram se aproximando, e em 2011 ele criou o Falando de Carro.

 

Últimas notícias sobre AMG

 
 

Add a comment

required

required

optional


 
 
Image and video hosting by TinyPic
 
 

Vídeos

 
 
 
 

Últimas Avaliações