Teste – MINI Cooper S 2015 continua divertido como nunca

MINI Cooper S 2015 laranja - Falando de Carro-12

O MINI Cooper é um carro clássico. Mesmo com seu design retrô, o Cooper chama atenção por onde passa, e atrai os olhares das mulheres e de homens que gostam de carros com toque esportivo. Por alguns dias andamos na versão S Top, com tudo que a marca oferece para o mercado brasileiro para entender porque um carro pequeno como ele pode chamar tanta atenção.

Medindo 3,85 metros de comprimento e 1,72 metros de largura, sua distância entre-eixo é de apenas 2,49 metros, o que mostra claramente que estamos falando de um modelo compacto.

MINI Cooper S 2015 laranja - Falando de Carro-4

Seu tamanho prejudica algumas coisas e favorece outras. Começando pela parte ruim, o espaço interno é feito praticamente para duas pessoas, já que para quem está sentado atrás, não tem muito espaço para as pernas. O porta-malas também não é dos melhores, levando apenas 211 litros de bagagens.

Outro fator que não favorece o MINI Cooper S no Brasil são as condições das vias que temos. O hatch é muito firme e, para quem não está acostumado com veículos com características esportivas, sente que está dirigindo um carro sem amortecedor.

Mini-Cooper_S_2015_1280x960_wallpaper_99 Mini-Cooper_S_2015_1280x960_wallpaper_9b

A parte boa do seu tamanho são várias, que fazem tudo que está acima cair por terra. Pesando apenas 1.165 kg e pequeno, o Cooper S é muito ágil, econômico e ideal para grandes centros, como São Paulo.

A antiga geração do Cooper S era equipada com motor 1.6 turbo de 184 cavalos de potência. Agora, o hatch usa motor 2.0 turbo de 192 cavalos de potência e 30,6 kgfm de torque máximo. Esses números levam o hatch aos 100 km/h em 6,7 segundos. Para quem gosta de chegar no limite, os 233 km/h de velocidade máxima é um número facilmente alcançável.

MINI Cooper S 2015 laranja - Falando de Carro-15

Assim como o modelo anterior, o torque está presente a partir dos 1.600 rpm, o que torna o Cooper S um carro esperto na cidade, já que não precisa acelerar muito para chegar na faixa de torque. Isso também ajuda muito no consumo mais eficiente.

Para quem anda sem pressa, é possível rodar cerca de 10 km/l na cidade, e na estrada o consumo médio é de 16 km/l. Agora, se andar na função Sport e pisar fundo, o consumo urbano cai para 6 km/l e na estrada não passa dos 10 km/l.

MINI Cooper S 2015 - Falando de Carro-16

Ativando a função Sport, o MINI se transforma em um carro de corrida legalizado para a cidade. A direção fica mais direta e pesada, a suspensão fica ainda mais firme, o pedal do acelerador fica mais sensível e o ronco do escapamento fazem as pessoas não acreditar que está saindo de um carro tão pequeno como o Cooper. Caso goste da função manual é possível trocar as marchas usando os paddle shifts atrás do volante.

MINI Cooper S 2015 laranja - Falando de Carro-19

Com essa função, o Cooper S inspira ainda mais confira, especialmente em curvas. Herdado da antiga geração, o modelo 2015 continua tão bom em curvas como um kart de rua. Com rodas de 17 polegadas e pneus 205/45 e suspensão firme, praticamente não há torção de chassi, muito menos sente que o carro irá sair de frente ou traseira. Alias, desligando o controle de tração, é possível brincar mais com o carro, deixando ainda mais na mão de quem dirige.

Mini-Cooper_S_2015_1280x960_wallpaper_ec

Com o motor 2.0, ele tem mais fôlego, e agora até os 6.000 rpm é possível sentir que o propulsor está trabalhando sem forçar muito. A elasticidade também ajuda no ganho de velocidade, principalmente na estrada. Para ajudar o motorista na tirar os olhos da via, a versão Top conta com HUD (head-up Display) que mostra informações como velocidade, GPS e mídia.

Mini-Cooper_S_2015_1024x768_wallpaper_92

Já para quem viaja sem pressa o modelo topo de linha conta com ACC, que controla a velocidade automaticamente, sem precisar frear quando há outro veículo na frente. Ainda é possível colocar o carro no modo Green, que trabalha em um regime mais econômico, com trocas mais suaves, menos giro e desengate das marchas em descidas ou desacelerações. As funções podem ser alteradas na alavanca do câmbio.

MINI Cooper S 2015 - Falando de Carro-24 MINI Cooper S 2015 - Falando de Carro-13

O Cooper S 2015 usa transmissão automática de seis velocidades com trocas rápidas e precisas. A eficiência da transmissão vem de seu sistema atrelado ao GPS do carro, que identifica subidas, descida e curvas, tudo para melhorar o consumo e dar mais segurança para quem está no carro.

Para quem não está se divertindo dirigindo o Cooper S, há outras maneiras de aproveitar a viagem. No caso da versão Top, há dois tetos solares, sistema de som Harman/Kardon com subwoofer e central multimídia de 8 polegadas e sistema i-Drive touch, herdado da BMW.

MINI Cooper S 2015 - Falando de Carro-19 MINI Cooper S 2015 - Falando de Carro-20

Nesta tela, além do GPS com mapas em 3D, há entrada USB para ouvir músicas, assistir vídeos ou ver fotos, MINI Connected para ouvir rádios online, além de acesso aos posts do Facebook, Twitter e Feed de notícias.

Em volta desta tela está o LED Ring, que interage com o carro. Os LEDs mudam de acordo com o que está fazendo. Ele pode transmitir o Conta-giros do carro, quando está aumentando o volume do rádio, os LEDs vão acendendo junto. Ativando as funções Green, Mid e Sport, o LED Ring vai alterando de verde, passando para o amarelo e vermelho.

MINI Cooper S 2015 laranja - Falando de Carro-7

Apesar de ser um carro pequeno, este foguete de bolso conta com vários itens. O Cooper S sempre vem equipado com central multimídia, ar condicionado digital dual zone, start/stop, faróis de LED, bancos em couro entre outros detalhes.

Para quem busca um veículo para se divertir e tirar uma onda em meio a alta procura por SUVs e modelos grandes, o MINI Cooper se sobressai pelo estilo e ronco esportivo.

Sobre o autor: Renato Maia

 

Jornalista, Renato Maia é apaixonado por carros e tecnologia. Nascido no ABC paulista, ele respirou o ar das grandes montadoras que atuam na região, como Volkswagen, Chevrolet, Ford e Mercedes, que fazia o garoto de São Bernardo se encantar por automóveis. Logo a vontade de juntar o jornalismo e carros foram se aproximando, e em 2011 ele criou o Falando de Carro.

 

Últimas notícias sobre Avaliação

 
 

Add a comment

required

required

optional


 
 
Image and video hosting by TinyPic
 
 

Vídeos

 
 
 
 

Últimas Avaliações