Teste – New Fiesta Sport tem design mais agressivo para quem não busca potência extra

New Fiesta Sport - Falando de Carro-9

Desde seu lançamento, o New Fiesta logo se tornou um dos carros mais vendidos do Brasil, isso porque o mercado sentira falta de um carro com linhas mais modernas e mais itens de série.

Apresentado no Salão de São Paulo, a Ford mostrou o New Fiesta Sport, que conta com alguns detalhes esportivos para deixa-lo mais atrativo. Agora com as vendas iniciadas, buscamos um exemplar para contar os detalhes.

New Fiesta Sport - Falando de Carro-16

Se não o mais importante da versão, o New Fiesta Sport conta com detalhes nos para-choque dianteiro e traseiro e saias laterais. A versão esportiva ainda conta com aerofólio maior, grade pintada de black piano assim como os retrovisores e as rodas de 16 polegadas da versão Titanium foram pintadas de preto.

Se repararmos bem, todos os detalhes são apliques, a versão Sport não conta com nenhuma peça feita exclusiva para o carro, ou seja, qualquer New Fiesta já fabricado em São Bernardo, pode ser transformado em um Sport.

New Fiesta Sport - Falando de Carro

Por dentro ficamos um pouco decepcionados, isso porque não há absolutamente nada que remeta a esportividade. A cabine usa a base da versão SE, mas bem que a Ford poderia colocar o nome Sport em algum lugar dos bancos, console ou manopla de câmbio. Também poderiam ter colocado bancos em couro ou volante revestido do mesmo material, já que se trata de um carro de R$ 60 mil.

Entretanto, por fora, o New Fiesta Sport enche os olhos, e mesmo com pequenos detalhes, você consegue chamar atenção nas ruas.

New Fiesta Sport - Falando de Carro-13New Fiesta Sport - Falando de Carro-11New Fiesta Sport - Falando de Carro-21New Fiesta Sport - Falando de Carro-22

Na cabine, o modelo conta com comando de som no volante, sistema SYNC com entrada USB, Conexão Bluetooth, entrada auxiliar e comandos de voz em português. Também há retrovisores elétricos e vidros elétricos e automáticos nas quatro portas.

Pensando em segurança, a versão Sport tem airbag duplo frontal, freios com ABS e controle de tração e estabilidade. Mas faltou sensor de estacionamento.

Mecanicamente também nada muda, a versão usa motor 1.6 Sigma de até 130 cavalos de potência e 16 kgfm de torque máximo, sempre com etanol. Já com gasolina, são 125 cavalos e 15,4 kgfm de torque máximo.

Andando com o modelo, percebemos que não é um carro fraco, mesmo com seu 0 a 100 km/h em 12,1 segundos. O New Fiesta Sport anda bem, e o torque máximo perto dos 2.500 rpm e transmissão manual de cinco velocidades ajudam numa condução mais esportiva. Antes disso, o carro acaba sendo bem lento e tem que ter paciência para embala-lo.

Já em uma tocada mais rápida, o hatch impressiona, e o comando duplo de válvulas variável contribui para que o carro ande forte quando preciso. Sempre que as marchas são trocadas, o motor procurar não chegar abaixo dos 2.500 rpm para garantir sempre o torque máximo.

New Fiesta Sport - Falando de Carro-3New Fiesta Sport - Falando de Carro-2New Fiesta Sport - Falando de Carro-29New Fiesta Sport - Falando de Carro-30

Outro fator que surpreendeu é a estabilidade do hatch. Bom em curvas em com controle de tração e estabilidade, podemos abusar um pouco, já que sua suspensão não torce o carro.

Por falar nela, o New Fiesta Sport foi bem acertado para o Brasil. O conjunto absorve bem os buracos, mas em alguns momentos ele bate bem seco, mas é bem assentado no chão.

No interior temos um carro bem construído, vemos que o New Fiesta é um produto global e que atende importantes mercados do mundo, como o Reino Unido. Vemos que os arremates são bons e percebemos que estamos em um carro “sólido” e de boa qualidade.

New Fiesta Sport - Falando de Carro-4

A posição de dirigir é bem interessante. Apesar de ser um carro feito para o dia a dia, para aqueles que gostam de um carro mais esportivo, é possível abaixar bem o banco e o volante, ficando quase numa posição ideal para pilotagem.  A direção elétrica e progressiva ajuda bem para as manobras em baixa velocidade e mais direta acima dos 80 km/h.

New Fiesta Sport - Falando de Carro-31 New Fiesta Sport - Falando de Carro-27

O espaço traseiro não é dos melhores, mas para viagens de média distância é possível levar três pessoas sem incomodar muito, mas o porta-malas de 281 litros não leva as bagagens de todos.

De modo geral, o New Fiesta Sport tem bons itens, anda bem e possui um design mais agressivo, mas por R$ 60 mil, faltou alguns detalhes e o principal que todo brasileiro espera por uma versão esportiva, o motor.

Sobre o autor: Renato Maia

 

Jornalista, Renato Maia é apaixonado por carros e tecnologia. Nascido no ABC paulista, ele respirou o ar das grandes montadoras que atuam na região, como Volkswagen, Chevrolet, Ford e Mercedes, que fazia o garoto de São Bernardo se encantar por automóveis. Logo a vontade de juntar o jornalismo e carros foram se aproximando, e em 2011 ele criou o Falando de Carro.

 

Últimas notícias sobre Avaliação

 

1 Comment

 

Add a comment

required

required

optional


 
 
Image and video hosting by TinyPic
 
 

Vídeos

 
 
 
 

Últimas Avaliações