Vai pegar a estrada pela primeira vez? Veja essas dicas!

1502263

Finalmente sua habilitação para dirigir chegou e você vai poder viajar para praia no ano novo. Você está feliz em pegar a estrada pela primeira vez e a ansiedade é grande. Mas calma: em suas primeiras viagens, é preciso ter cuidado e controlar as emoções, pois dirigir na estrada tem grandes riscos e a atenção deve ser redobrada.

É legal, antes de pegar a estrada, você treinar um pouco na cidade para ganhar mais habilidade e confiança. Assim você irá se acostumar com coisas simples na vida de um motorista, como manter distância adequada do carro da frente, se manter corretamente numa faixa ou dirigir na velocidade máxima adequada.

maxresdefault (1)

Essas dicas serão muito úteis para você que vai pegar a estrada pela primeira vez, confira:

  1. Redobre os cuidados que você já tem no dia a dia, pois em estradas as velocidades geralmente são maiores e, caso você se envolva em acidentes, os impactos serão mais graves. Use sempre o cinto de segurança e peça para os outros passageiros também usarem, não ultrapasse o limite de velocidade e respeite a sinalização.
  2. Faça uma revisão no carro antes de viajar. Procedimentos como repor a água do radiador e para-brisa, verificar o óleo e calibrar os pneus são necessários. Alguns dias antes da viagem, leve o carro a um mecânico de confiança para ele verificar o estado do carro.
  3. Está com sono ou cansado? Nem pense em pegar a estrada! Por mais que você prense que tenha controle total do corpo, acredite, você não tem (principalmente quando não está em suas condições normais). Viaje apenas quando estiver descansado e bem disposto – e se beber nem pense em ficar atrás do volante!
  4. Leve como passageiro alguém que saiba dirigir. Caso você fique muito nervoso ou com medo, ter alguém com você aliviará a tensão. Além disso, se você ficar cansado ou indisposto sua companhia poderá revezar o comando do carro com você.
  5. Mantenha uma boa distância do carro à frente. Principalmente quando se é iniciante, a resposta do motorista pode demorar. Por exemplo, um motorista experiente consegue perceber mais facilmente quando o transito irá parar. Já um novato não tem essa percepção com facilidade, por isso, deve manter uma distância maior do carro à sua frente.
  6. Mantenha os vidros do carro totalmente fechados ou totalmente abertos para evitar o deslocamento de ar dentro do automóvel, que acontece caso você seja ultrapassado por um veículo muito grande e pesado. Se o ar entra por uma janela e não consegue sair por outra que está fechada, a direção é desestabilizada e, principalmente para um iniciante, isso pode causar acidentes.
  7. Tenha em mãos o número da sua seguradora e um celular carregado. Caso algo aconteça, ter um seguro auto irá te ajudar muito!

10520181214d35a83ab9ddc4.86384649

Fique tranquilo, pegar a estrada não é assim tão assustador. Você deve manter a calma, prestar atenção e se divertir. Relaxe!

Fonte – Bidu

Sobre o autor: Renato Maia

 

Jornalista, Renato Maia é apaixonado por carros e tecnologia. Nascido no ABC paulista, ele respirou o ar das grandes montadoras que atuam na região, como Volkswagen, Chevrolet, Ford e Mercedes, que fazia o garoto de São Bernardo se encantar por automóveis. Logo a vontade de juntar o jornalismo e carros foram se aproximando, e em 2011 ele criou o Falando de Carro.

 

Últimas notícias sobre Dicas

 
 

Add a comment

required

required

optional


 
 
Image and video hosting by TinyPic
 
 

Vídeos

 
 
 
 

Últimas Avaliações