Volta rápida – Audi Q3 1.4 TFSI anda bem e surpreende

Q3_BAIXA-27

O Falando de Carro foi convidado pela Audi para conhecer de perto o novo Q3 1.4 TFSI e confesso que estava curioso em andar com o modelo que possui “apenas” 150 cavalos. De acordo com a Audi, o Q3 1.4 acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e tem 25 kgfm de torque máximo entre 1.500 e 3.500 rpm.

No caso, andamos na versão Attraction, bancos de couro sintético, computador de bordo, sensores de luz e chuva, volante esportivo com shift paddles, airbags frontal, lateral dianteiro e de cabeça, assistente de partida em aclives, controle eletrônico de estabilidade (ESP), faróis de xênon com ajuste automático de altura, lanternas traseiras de LEDs, freio de estacionamento eletromecânico e sensor de estacionamento traseiro, entre outros.

Q3_BAIXA-12

Ainda há ar-condicionado automático, porta-malas com acionamento elétrico, espelho interno antiofuscante, teto solar panorâmico, controle de cruzeiro e espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico e rebatimento, Audi Drive Select, sensor de estacionamento dianteiro, longarinas de teto na cor prata e soleira das portas de alumínio.

Muito completo, o Q3 com essa configuração é encontrado por R$ 144.190, o que parece ser muito para um SUV com motor pequeno. Entretanto, o propulsor anda bem.

Q3_BAIXA-30

Na cidade o motor 1.4 TFSI da conta do recado, bom de saída, já que o torque máximo está presente antes dos 2 mil rpm, o modelo até sobra na cidade. As trocas são rápidas e apesar se de embreagem dupla com seis velocidades (S-Tronic), você não percebe as mudanças, mesmo quando o modo Dynamic está ativado.

Com relação a suspensão do Q3, ele é muito confortável na cidade, mas dependendo dos buracos em ondulações a suspensão atrás bate bem, causando um ligeiro desconforto.

Q3_BAIXA-9

Já na estrada, o Q3 1.4 TFSI é para quem não tem pressa. Os 150 cavalos em um SUV de 1.405 kg faz com que o modelo sofra em retomadas mais rápidas e alcançar a velocidade desejada com mais facilidade.

Para quem anda sem pressa, o Q3 anda muito bem e é econômico. Na cidade o consumo médio é de 10,7 km/l e na estrada ele faz 12,7 km/l.

Por dentro o Q3 não mudou muito, os comandos do ar condicionado receberam detalhes cromados e o console na frente do passageiro ganhou um novo detalhe.

Q3_BAIXA-8

A condução continua sendo a mesma e boa por sinal. O Q3 é um SUV feito para o uso urbano com posição de dirigir alta e confortável. Para quem vai atrás, o modelo tem espaço para longas viagens, mas quem sente no meio sofre um pouco.

De modo geral, o Q3 1.4 TFSI é mais indicado para o uso urbano e definitivamente para ficar lomge da terra. Com tração 4×2, o SUV é feito para uso diário na cidade e para viagens de curta e média distância.

Sobre o autor: Renato Maia

 

Jornalista, Renato Maia é apaixonado por carros e tecnologia. Nascido no ABC paulista, ele respirou o ar das grandes montadoras que atuam na região, como Volkswagen, Chevrolet, Ford e Mercedes, que fazia o garoto de São Bernardo se encantar por automóveis. Logo a vontade de juntar o jornalismo e carros foram se aproximando, e em 2011 ele criou o Falando de Carro.

 

Últimas notícias sobre Audi

 

2 Comments

 

Add a comment

required

required

optional


 
 
Image and video hosting by TinyPic
 
 

Vídeos

 
 
 
 

Últimas Avaliações