Volta Rápida – Novo Focus Hatch 2016 ganha itens e melhora a dirigibilidade

WPA_3476

A convite da Ford, o Falando de Carro foi até Fortaleza (CE) conhecer as novidades do novo Focus Hatch 2016, que está com novidades e parte de R$ 69.900.

Entre as mudanças da linha, a versão S saiu de linha, sendo assim, o modelo parte da versão SE com motor 1.6 Sigma de até 135 cavalos de potência e 16,6 kgfm de torque máximo. Outra mudança é que o motor 1.6 não tem mais a opção do câmbio Powershift. No motor 2.0 Duarte Direct não houve mudanças, ele segue com até 178 cavalos e 22,5 kgfm de torque máximo. De acordo com a Ford, o modelo chega aos 100 km/h em 9,9 segundos com velocidade máxima de 208 km/h.

WPA_3430

A Ford aproveitou para dizer durante o lançamento que, o hatch recebeu melhorias no isolamento e as soldas são de melhor qualidade, o que deixou a traseira mais limpa, sem o uso do aplique de plástico.

Esteticamente vemos mais mudanças na parte frontal. Agora equipado com a grade frontal hexagonal, 100% da linha global está a venda no Brasil. Os faróis também ganham novos desenhos, que na versão Titanium Plus conta com LEDs e bixenon adaptativo, que controla o facho de luz, dependendo da velocidade e da iluminação ambiente.

WPA_3359

A traseira também mudou. Porta-malas, para-choque e lanternas receberam mudanças, tudo para deixar o hatch mais moderno. Por dentro a Ford alterou o volante e os comandos do ar-condicionado.

No mais, a versão topo de linha segue com teto sola, bancos em couro e para o motorista regulagem de altura, SYNC MyFor Touch de 8 polegadas e computador de bordo de 4,2 polegadas no painel de instrumentos. Percebemos que as versões que estavam no evento não possuíam mais entrada RCA.

Ford Focus 2016 - Falando de Carro-24

O espaço continua sendo o mesmo, com boa distância entre as pernas para os passageiros de trás, e porta-malas de 421 litros, é espaço suficiente para levar bagagens para todos os ocupantes.

Andando com o hatch percebemos que ele está mais macio, mas isso não quer dizer que ele inseguro em curvas. A linha 2016 recebeu reforços na suspensão e carroceria, o que diminuiu a dureza e ajudou no conforto sem atrapalhar a segurança. A Ford também colocou controle de tração e estabilidade em toda linha Focus 2016.

Ford Focus 2016 - Falando de Carro-28 Ford Focus 2016 - Falando de Carro-27

A direção é bem direta em alta velocidade e no novo volante conta com uma pegada melhor que a versão anterior. No caso dos modelos 2.0 AT, todos possuem trocas de marcha atrás do volante.

O câmbio Powershit de seis velocidades é um caso a parte. Percebemos que ele gosta bastante de trocar de marcha. Quando afundamos o pé no acelerador, rapidamente ele joga as marchas menores, mas quando aliviamos um pouco, ele prioriza as marchas mais longas. Com isso o carro acaba perdendo a agilidade na faixa de torque, obrigado você acelerar novamente e logicamente, gastar combustível. Quando usamos as borboletas e o câmbio no S, isso melhorar consideravelmente, mas mesmo assim percebemos que a transmissão é um pouco indecisa.

Ford Focus 2016 - Falando de Carro-8

O motor 2.0 de injeção direta é bom, a partir dos 2 mil rpm temos uma faixa de torque interessante que melhora aos 3 mil rpm. Já a sensação de potência é vista perto dos 5.500 rpm, mas para isso é preciso de espaço na rua.

O consumo acaba prejudicando o motor. mesmo andando em baixas rotações, não conseguimos consumo melhor que 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Com gasolina essa média melhora e vai para 9,8 km/l na cidade e 13 km/l na estrada. Mesmo assim, alguns de seus concorrentes tem médias melhores.

Ford Focus 2016 - Falando de Carro-14

Entre outras novidades do novo Ford Focus 2016, o hatch na versão topo de linha conta com faróis bi-xenon com facho adaptativo, assistente de frenagem autônomo, que evita colisões até 20 km/h e diminui o impacto até 50 km/h. Além disso ele possui a segunda geração de Park Assist que para em vagas normais, de 90º e também sai da vaga.

WPA_3624

De modo geral o novo Ford Focus atualizou para continuar na briga pela liderança dos hatchs médio no Brasil. Custando R$ 95.900 na versão topo de linha, o modelo conta com muitos itens por um preço relativamente baixo perante seu principal concorrente, o Golf.

Sobre o autor: Renato Maia

 

Jornalista, Renato Maia é apaixonado por carros e tecnologia. Nascido no ABC paulista, ele respirou o ar das grandes montadoras que atuam na região, como Volkswagen, Chevrolet, Ford e Mercedes, que fazia o garoto de São Bernardo se encantar por automóveis. Logo a vontade de juntar o jornalismo e carros foram se aproximando, e em 2011 ele criou o Falando de Carro.

 

Últimas notícias sobre Avaliação

 

1 Comment

 

Add a comment

required

required

optional


 
 
Image and video hosting by TinyPic
 
 

Vídeos

 
 
 
 

Últimas Avaliações